terça-feira, 2 de abril de 2013

Estimular a produção de testosterona ajuda no ganho de massa muscular



estimular-a-producao-de-testosterona-ajuda-no-ganho-de-massa-muscular

Estudos apontam que a testosterona (hormônio responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas) pode ser prejudicada quando há excesso de peso. 

A testosterona é responsável pelo aumento do tecido muscular, desejo sexual, ereções, fertilidade, entre outras funções do corpo. Segundo especialistas, para definir músculos e eliminar gordura abdominal, vale investir em hábitos que aumentam a produção de testosterona no organismo, como ter cuidado com dietas restritivas, consumir gorduras moderadamente, dormir bem, tomar sol, evitar doces e adicionar ao cardápio brócolis e romã.

De acordo com a endocrinologista Andressa Heimbecher, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o excesso de tecido gorduroso no homem transforma o hormônio masculino em estradiol, hormônio feminino capaz de reduzir a produção de testosterona. Sem a testosterona, o homem se sente cansado e com menos disposição para praticar atividades físicas.

Segundo o fisiologista João Pinheiro, de São Paulo, com a redução de gordura corporal, há também uma diminuição na produção de estrogênios e aumento consecutivo da testosterona.

Porém, o especialista alerta que não é indicado praticar exercícios de forma descontrolada, já que o praticante pode perder tanto massa magra quanto gorda. O fisiologista orienta que para emagrecer queimando apenas gorduras, o ideal é seguir uma atividade física de baixa ou média intensidade, além de uma alimentação balanceada. No período de oito a dez semanas, o especialista afirma que é possível se obter ótimos resultados. Na melhor das hipóteses, é sempre recomendada a orientação e avaliação de um profissional de Educação Física.

Por Jornalismo Portal EF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOA LEITURA!

CARO VISITANTE, ESPERO QUE GOSTE DOS ARTIGOS RELACIONADOS A ATIVIDADE FÍSICA E FISIOLOGIA DE MANEIRA GERAL, FORTE ABRAÇO